quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Pouf



       Ao ascender ao trono em 1774, Maria Antonieta apaixonou –se por um penteado oscilante, o pouf, cuja moda foi lançada por uma inventiva parisiense, Rose Bertin. O pouf tornou-se rapidamente o estilo característico da jovem rainha, gerando imitações entre mulheres da França e no exterior. 


Vestidos de Maria Antonieta

Vestido de Maria Antonieta, 1785     
                        

Marie make-up inspiration

                                             
               




             














          Não só a vestimenta ditou a moda no século XVIII. A maquiagem também exercia forte influência. Em Versalhes foi usado pelas damas da corte. Era um luxo que só a nobreza usufruía. Blush marcante na face era sinal de nobreza. Supostamente uma mulher da alta sociedade parisiense que frequentava a corte ou mora no Palácio de Versalhes.

Trailer

                                           

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fotografia do filme de Sofia Coppola



   Sinopse:

          
Maria Antonieta é uma figura mítica. Julgada por seus contemporâneos e pela história, vista por todos como uma rainha celerada, e depois como bode expiatório, ela sempre foi admirada por sua inabalável coragem perante os grandes cataclismos de seu tempo. Coroada rainha da França em plena saída da adolescência, ela foi incumbida por sua mãe, a poderosa imperatriz Maria Teresa, da tarefa de proteger os interesses de seu país natal, a Áustria. Por toda a vida, exerceu um papel político ambíguo, atraindo a desconfiança e o ódio do povo francês. Neste livro, Antonia Fraser examina detalhadamente a personalidade e os percursos de Maria Antonieta - a infância, as influências dos laços familiares, as relações conjugais marcadas por um casamento não-consumado por um longo tempo, a vinda tão esperada dos filhos, o idílio com o conde Hans Alex von Fersen, seus contatos com as grandes figuras da Revolução e seus esforços heróicos para salvar a família e a monarquia da violência revolucionária. Antonia Fraser apresenta uma visão equilibrada sobre a transformação de uma menina ingênua e pouco sofisticada em uma mulher de lendário porte e elegância. A vida dramática de Maria Antonieta incluiu boatos de casos homossexuais e adultério, um julgamento controverso e uma prisão, antes que ela sucumbisse ao violento desfecho da Revolução Francesa.

Sinopse:

         Maria Antonieta revolucionou a moda de seu tempo. Mais do que isso, revolucionou seu tempo através da moda. Do traje de montaria masculino aos excêntricos penteados, dos vestidos cravejados de brilhantes ao modesto estilo pastoril, suas roupas revolucionaram o rigoroso cerimonial da corte e ajudaram a desfazer a aura de sacralidade que envolvia a monarquia, acirrando os ânimos da Revolução. Nesta obra reveladora e original, repleta de ilustrações, a autora adota um olhar diferente de outra biografia já publicada sobre a polêmica rainha francesa. E mostra como a moda foi ao mesmo tempo o meio de afirmação de Maria Antonieta e o caminho para seu trágico fim.

Sinopse:

         Baseado em diários, cartas e documentos de arquivos austríacos e suecos, este livro deixa para trás a imagem caricata com que a história costuma retratar Maria Antonieta, e proporciona vívidas descrições da rainha, de seu círculo íntimo e da extravagante corte de Versalhes - um retrato psicológico que não deixa espaço para ambigüidade. Numa narrativa envolvente, a historiadora francesa Evelyne Lever conduz o leitor pela conturbada e sanguinária trajetória de Maria Antonieta - a vida junto à família em Viena, o casamento precoce por interesses políticos em Versalhes, a corte francesa, o tédio, a hipocrisia, a solidão. Os grandes aliados e os inimigos implacáveis. Divertimentos extravagantes, escândalos, intrigas, paixões. As rebeliões camponesas, a queda da Bastilha, o ataque a Versalhes, a reclusão nas Tulherias, a multidão enfurecida em Paris, o encarceramento e a guilhotina.

Livros



Sinopse:


          
Maria Antonieta obedeceu, antes de mais, aos impulsos do seu coração. A necessidade de amar e ser amada levou-a por caminhos perigosos, e esta obstinação em perseguir o amor e o prazer é, simultaneamente, a sua desculpa e o aspecto mais comovente da sua personalidade. A custo de pesquisas pacientes, do estudo de documentos pouco conhecidos, alguns escondidos pela mortalha do tempo, e operando uma síntese entre a interpretação científica dos fatos e a análise psicológica dos sentimentos, o autor conseguiu traçar um retrato de Maria Antonieta mais humano, mais sensível e mais vibrante do que aquele que nos foi legado pela história oficial.



Barbie Maria Antonieta


Poupées de Mode "bonecas da moda"



         Feitas de madeira articulada ou de gesso, precursoras tanto do manequim de loja como do modelo de passarela_ vestidas com versões em tamanho reduzidas das últimas modas parisienses. Comumente conhecidas como Pandoras (a “pequena Pandora” exibia trajes matinais ou informais).
         Essas bonecas eram cruciais na disseminação das últimas tendências da moda ditadas pela cidade que já era reconhecida como a porta-estandarte do estilo internacional. Em tempos de guerra, as poupées gozavam de imunidade diplomática, e contavam até com escolta montada para assegurar que chegassem incólumes.

All Star


O tênis da marca All Star rosa voltou à moda.
Tudo isso porque no filme ”Maria Antonieta”, um par aparece na seqüência. Os tênis foram levados para o set para a atriz, durante os ensaios. E Roman Coppola, irmão de Sofia Coppola, colocou na cena do closet da personagem como uma “piada interna”.

Soundtrack



Esta é a trilha sonora de "Maria Antonieta" (Marie-Antoinette, EUA, 2006), o aclamado filme de Sofia Coppola que conta à história da jovem rainha da França do século XVIII, interpretada por Kirsten Dunst. O repertório traz 26 faixas divididas em dois CDs, com destaques para "Hong Kong Garden" (Siouxsie and the Banshees), "Tristes Apprêtes" (Jean-Philippe Rameau) e "All Cats Are Grey" (Cure). Não deixe de conferir!
Artista: VARIOS
Ano: 2007

      Disco 1

Hong Kong Garden - Siouxsie And The Banshees
Aphrodisiac - Bow Wow Wow
What Ever Happened - Strokes
Pulling Our Weight - Radio Dept.
Ceremony - New Orde
Natural´s Not in It - Gang Of Four
I Want Candy [Kevin Shields Remix] - Bow Wow Wow
Kings of the Wind Frontier - Adam Ant
Concerto in G
The Melody ... - Windsor For The Derby
I Don´t Like It Like This - Radio Dept.
Plainsong - Cure   

      Disco 2

Intro Versailles
Jynweythek Ylow - Twin Aphex
Opus 17 - Dustin Ohalloran
Il Secondo Giorno [Instrumental] - Air
Keen on Boys - Radio Dept.
Opus 23 - Dustin OHallora
Les Barricades Mysterious - Francois Cauperin
Fools Rush In [Kevin Shields Remix] - Bow Wow Wow
Avril 14th - Aphex Twin
K. 213 - Domenico Scarlatti
Tommib Help Buss - Squarepusher
Tristes Apprêtes - Jean-Philippe Rameau
Opus 36 - Dustin OHalloran
All Cats Are Grey - Cure






Primeira versão




O primeiro filme realizado sobre o tema foi na década de 30, era de ouro do cinema americano, no estúdio MGM. A versão antiga não contava com cores. O que estava em jogo era apenas a história e não a fotografia. O segundo porém, a fotografia é quase a estrela do filme. Todo lavado à cor. Muito dourado e cores alegres e tomadas externas, fazendo marco no cinema e na moda da atualidade. Contém muitas cenas com cores pastéis e predominância de tons: dourados, cremes, azul e rosa.

No esquecimento......


























O filme de 1956 com o mesmo nome, Maria Antonieta, porém não teve o mesmo impacto do primeiro filme em 1938 e o de 2006 da diretora Sofia Coppola.











Cores Pastéis



Azul & Rosa: As cores predominantes do filme




A diferença está nas cores